Agenda e Programação do Teatro Municipal de SP

teatro municipal sp Teatro Municipal SP   Agenda e Programação

O Teatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros da cidade e um dos cartões postais da capital paulista, tanto pelo seu estilo que é claramente inspirado em grandes teatros do mundo, como por sua importância histórica, por ter sido palco da Semana da Arte Moderna em 1922, o início do modernismo no Brasil.

Para a construção do teatro municipal, a Câmara Municipal desapropriou a área do Morro do Chá em 1903. Claudio Rossi foi o autor do projeto, Domiciano Rossi fez os desenhos e Ramos de Azevedo foi o responsável pela construção.

Além da gigantesca mistura de estilos, sendo eles, o do renascimento, barroco, estilo clássico e molduras da renascença Greco – romana, seu emprego, curvas e detalhes ornamentais, os matérias e os trabalhos foram encomendados pelo escritório de Ramos de Azevedo em vários países pelo mudo: Düsseldorf, Frankfurt, Berlim, Paris, Milão, Veneza, Nova York, Siena, Verona e Carrara.

Criado em 1911 o teatro municipal de SP foi construído para atender o desejo da elite paulista da época, que queria uma cidade com um centro cultural de alto nível para promover óperas e concertos. Atualmente abriga a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Coral Lírico, o Coral Paulista e o Ballet da Cidade de São Paulo.

O edifício faz parte do patrimônio histórico do estado desde 1981. O palco do centenário faz apresentações que emocionam a muitos que assistem. Desde 1911, ele apresenta orquestras, óperas, teatros e apresentações diversas, sendo nacionais e internacionais. Para aqueles que estão interessados em conhecer o teatro pode acessar o site do Teatro Municipal de SP pelo seguinte link: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/theatromunicipal/ , que mostra toda a programação de de espetáculos. O teatro também conta, após o seu centenário, com um museu apresentando toda a história da instituição. É uma ótima oportunidade de se auto enriquecer com conhecimento e cultura. Faça uma visita a esse marco que continua a superar as voltas do tempo, e viaje nas ondas da cultura e da história.