Princípios das Unidades Básicas de Saúde SUS

SUS SUS   Unidades Básicas de Saúde   Princípios

O SUS, sigla para Sistema Único de Saúde, foi criado com o objetivo de que toda a população brasileira possa ter acesso ao atendimento público de saúde. A Constituição Federal de 1988 foi quem criou o SUS. Fazem parte do Sistema Único de Saúde, os postos e centros de saúde, hospitais – que estão incluídos os do tipo laboratórios, universitários, hemocentros – que são os bancos de sangue, assim como os serviços de Vigilância Sanitária, Ambiental, Epidemiológica, além de institutos e fundações de pesquisa, como por exemplo, a FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Vital Brazil.

Já as UBS, sigla para Unidade Básica de Saúde, são Postos de Saúde locais que oferecem atendimentos médicos básicos e gratuitos nas áreas de Odontologia, Enfermagem, Pediatria, Clínica Geral e Ginecologia.

Os principais serviços que fazem parte das Unidades Básicas de Saúde são consultas médicas, injeções, inalações, vacinas, curativos, tratamento odontológico, coleta de exames laboratoriais, fornecimento de medicação básica e encaminhamentos para especialidades.

Os principais princípios do SUS são:

Universalidade – seguindo o que diz a Constituição Federal, que todos têm direito a saúde.

Integralidade – atenção a saúde por meio de preventivos assim como curativos tanto para um indivíduo quanto para o coletivo.

Eqüidade – o sistema de saúde deve ser aberto a todos, ou seja, todos tem que ter igual oportunidade de usá-lo.

Participação da comunidade – os usuários podem participar de Conferências de Saúde para ficar por dentro dos acontecimentos e mudanças, assim como opinar e contribuir para a gestão.

Descentralização político-administrativa – são os níveis, que também são chamados de esferas, em que o SUS se encontra e é administrado. Essas três esferas são os governos: nacional, estadual e municipal.

Hierarquização e regionalização – são os níveis de complexidade em que os serviços do SUS são administrados e oferecidos à população.

Ser eficaz e eficiente na produção de resultados que contenham qualidades.

Conhecendo os princípios do SUS e detalhes sobre as Unidades Básicas de Saúde, a população aprende a exigir os seus direitos perante o sistema de saúde brasileiro.