Cirurgia de redução de estômago – Informações, fazer pelo SUS

 cirurgia bariatrica 287x300 Redução de Estomago Pelo Sus

Quando o assunto é cirurgia, não é difícil ouvir milhares de informações a respeito. Tanto os hospitais como as clínicas de estética estão lotadas de pacientes. Alguns realizam esse tipo de procedimento por necessidade, enquanto outros estão insatisfeitos com algum aspecto da aparência corporal.

Nesse artigo, falaremos sobre um tipo de cirurgia que é o sonho de muitas pessoas cujo peso está muito acima do normal. É o caso dos pacientes que vivem com o problema da obesidade.

Essa cirurgia é a cirurgia bariátrica, geralmente conhecida como a famosa cirurgia de redução de estômago.

O procedimento é recomendado para as pessoas que possuem um IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 40 ou para aqueles que estão com o número entre 35 e 40, mas possuem doenças como a hipertensão, diabete e apnéia. Consiste, obviamente, na diminuição do estômago do paciente, reduzindo sua capacidade e fazendo com que o mesmo agüente uma quantidade menor de comida. Isso faz com que o indivíduo possa perder cerca de 40% do peso.

Cirurgia de redução de estômago pelo SUS – A operação em um hospital particular não é acessível para muitas pessoas. Portanto, quem precisar ou desejar fazê-la gratuitamente, pelo SUS, deve ter um acompanhamento médico, locomover-se até um dos hospitais do SUS que realizam a cirurgia bariátrica e cadastrar-se. Existem alguns critérios para que o paciente possa ser encaminhado para a fila de espera da operação, que não é pequena.

Vale lembrar que a cirurgia de redução de estômago, ao contrário do que muitos indivíduos pensam que é, não se trata de algo simples para o paciente. O mesmo deve cuidar da saúde, por meio de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos. Tudo isso, é claro, regido por um acompanhamento médico de qualidade.