Sintomas, Causas e Tratamentos da Gengivite

gengivite Gengivite   Sintomas, Tratamentos e Causas

Muitas pessoas sofrem habitualmente de gengivite, aquele molesto inchaçozinho na gengiva. A gengivite é uma pequena inflamação na gengiva causada pela má higiene ou por não passar o fio dental. Esse mal pode ser tratado facilmente e não apresenta problemas maiores para se reverter.

Os principais sintomas da gengivite que a pessoa pode perceber em caso de estar começando a sofrer de gengivite são bem claros e pronunciados, pelo tanto, não duvide em começar seu tratamento o mais rápido possível para prevenir outros problemas. Esses são:

●  Ter a gengiva inchada

●  Perceber pequenas feridas na boca.

●  Detectar uma cor vermelho-brilhante ou roxa na gengiva.

●  Sofrer de uma leve dor quando tocar na gengiva.

●  Se a gengiva sangra facilmente quando passar a escura dental ou sem.

As causas da gengivite podem ser varias, mas não se preocupe. Usualmente e devido a mudanças de tipo hormonais, como pode ser em caso de gravidez ou diabetes pouco ou mal controlada.  A puberdade e também um momento propicio para sofrer de gengivite. Essas mudanças hormonais geram uma susceptibilidade maior da gengiva e da micro flora gengival, o que pode levar a modificar sua composição e pelo assim se pronunciar de forma clara com os sintomas antes mencionados. As pílulas anticoncepcionais também contribuem a gengivite se a pessoa estiver tomando aquelas com umas doses maior da que deveria.

Se falamos de prevenção da gengivite, a coisa e bastante simples. Bom cuidado e higiene dental, incluindo remoção de placa e limpeza adequada de dentaduras, pontes e coroas.

O tratamento da gengivite também não e nada complexo, mas deve ser feito obviamente pelo seu medico dentista. Ele fará uma limpeza total com remoção de placa, geralmente não dolorosa. Segundo as recomendações, a inflamação deveria acabar em uma ou duas semanas. A pessoa deve manter uma higiene oral bastante rigorosa que mantenha as gengivas saudáveis, limpas e previna a recorrência dessa molesta problemática.