Tratamentos e Causas de Dores nas Pernas

dores nas pernas Dores nas Pernas   Tratamentos e Causas

Dor nas pernas atinge milhões de mulheres no Brasil, e muita gente já as tomou como normais, seja do sexo feminino, ou da idade. As queixas são freqüentes nos consultórios médicos e pode atrapalhar até na sua vida profissional. É uma dor incômoda que atinge pessoas de todas as idades, por diversos motivos. E infelizmente, o diagnóstico nem sempre tem precisão, acarretando inúmeros tratamentos e até mesmo cirurgias desnecessárias. A forma mais preocupante desta dor é a dor ao caminhar, muito sentida na panturrilha (a popular “batata da perna”), que só passa quando se repousa. Muita gente pensa que é normal, mas essas dores podem ser sinais de problemas na circulação, que sem os tratamentos certos, podem acarretar em tromboses e amputações.

É, portanto, como sempre, importante que diante dessa dor nas pernas, você vá imediatamente ao médico, pois nem sempre a dor nas pernas é um caso simples como você pensa. Um sinal que deve ser observado é se a cor da pele permanece normal, bem com a sua temperatura. Se a cor estiver arroxeada, a situação é preocupante, pois é um sinal de problemas de circulação no local. As varizes também são causa freqüente dessas dores. As veias se dilatam nas pernas, podendo trazer problemas que vão muito além da estética.

Podem ser a porta de entrada para flebites, eczemas e ulcerações. Mas o que as mulheres com varizes mais reclamam são a sensação de peso e cansaço nos membros inferiores, principalmente durante a tarde ou depois de ficar muito tempo de pé.

Até mesmo problemas de coluna podem causar dores nas pernas. Os ligamentos, ossos e articulações da coluna, que são responsáveis por sustentar boa parte do nosso peso, estão ligados, também, aos membros inferiores pelos nervos que saem da medula óssea, uma estrutura que fica por dentro da coluna. A hérnia de disco lombar, por exemplo, pode ser uma causa de dores nas pernas, e pode ser causada por um traumatismo nas costas ou estresse físico causado pelo excesso de peso, da prática inadequada de alguns exercícios ou de problemas de postura.

Quando isto acontece, um dos discos que servem de “amortecedores” entre as vértebras, move-se para trás ou para o lado, comprimindo algum nervo o que causa uma dor intensa. Dependendo do nervo afetado, essas dores podem atingir os braços, as pernas ou a cabeça.

As causas de dores na perna podem ser ansiedade, o estresse, problemas de postura e sedentarismo. Para cada problema, há um sinal diferente e apenas uma solução: procure um médico e seja o mais específico possível sobre como é, quando ocorre, e onde atinge mais a sua dor nas pernas. Isso é muito importante para saber qual o tratamento específico. E não se medique com analgésicos, pois eles aliviam a dor apenas de maneira momentânea, não resolvendo o problema crônico, que pode ser maior do que você pensa. Vá ao médico regularmente, alimente-se bem, faça exercícios físicos e cuide sempre da sua saúde!