Pontos de Multas na Carteira de Motorista Como Transferir

como transferir pontos de multas Como Transferir Pontos de Multas na CHN

Os jornais já avisaram os motoristas. Transferir os pontos de multa da CNH vai ficar mais difícil a partir do segundo semestre de 2017. Portanto, faça a sua transferência o quanto antes, para não ter de passar por dores de cabeça posteriores, que nada vão ajudar com os já crescentes problemas que toda a burocracia do país já traz.

Hoje em dia, ainda dá pra fazer a transferência de pontos de multas na CNH apenas preenchendo um formulário e enviando para o órgão de trânsito local, com uma assinatura simples e pelo próprio serviço dos Correios, mesmo. Mas, com a tentativa do governo de evitar fraudes, a burocracia vai aumentar. E isso não vai ser muito bom para nós.

Primeiro, para transferir os pontos da CNH de um motorista para o outro, vai ser exigido que as assinaturas dos dois sejam reconhecidas pelo cartório. Outra maneira de fazer a transferência vai ser assinar um formulário de identificação do infrator na frente de um funcionário do órgão responsável da sua região, só que, pra isso, os dois motoristas envolvidos vão ter de estarem presentes na hora do preenchimento.

Esse endurecimento nas regras para a transferência de pontos na carteira foi estabelecido pela resolução 363 do Conselho Nacional de Transito, o CNT, e já eram pra ter entrado em vigor desde outubro de 2017. Mas o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) acabou por adiar o prazo para esse mês de julho pra que os órgãos de trânsito tenham um pouco mais de tempo para se adaptarem às novas regras.

Para fazer a transferência de pontos de multas, você deve comparecer em até 15 dias após o recebimento da multa, e você deve ser o proprietário do veículo, não podendo estar outra pessoa te representando. Você vai precisar ter em mãos a sua Carteira de Habilitação original com uma cópia e um documento de identidade ou equivalente, também original e mais uma cópia. Mas como você deve proceder nesse caso?

A primeira coisa vai ser preencher o formulário de Comunicação de Real Infrator informando o nome do infrator, o número da habilitação, o endereço atualizado a sua assinatura e a assinatura do infrator, depois, basta enviar ao DETRAN, o departamento de trânsito, com uma carta pelos correios com aviso de recebimento. Caso não saiba o endereço do Detran, pesquisa na Internet.