Passaporte dicas de como tirar

como tirar passaporte Como tirar passaporte

Muita gente sonha e faz planos para sua vida. Para alguns, o sonho é uma casa nova, com piscina, no centro da cidade, e lugar par as crianças brincarem, ou pode ser uma casa pequena, bem longe da cidade, simples e tranqüila, para morar sossegado com a família. Para outros, o sonho é aquela promoção no trabalho. Ganhar mais, ter dinheiro para comprar um carro, viajar com a família para o litoral. E alguns sonham em viajar para o exterior. Não importa o motivo: se é para fazer intercâmbio, estudar numa universidade estrangeira, morar em outro país, procurar uma vida melhor, ou só passear pelo mundo, mesmo. Mas para poder pôr os pés para fora do Brasil, você vai precisar de um passaporte. E é claro que estamos aqui para te ajudar a realizar o seu sonho.

Se você está pensando em viajar para outro país em breve, e precisa tirar seu passaporte, fique atento aos documentos que precisará levar, e a forma como deve proceder com eles para conseguir tirar o passaporte a tempo da viagem. O ideal é tirá-lo antes mesmo de marcar a data da viagem. Vamos aos passos. O primeiro passo é agendar uma data para tirar seu passaporte na Polícia Federal e leve as cópias originais do seu CPF, do seu RG, do seu título de eleitor com o comprovante de quitação eleitoral da última eleição (do primeiro e do segundo turno, se for o caso) e também leve o dinheiro para a taxa a ser paga do Guia de Recolhimento da União – GRU, lembrando que só serão aceitos documentos originais, e a visita à Polícia Federal deve ser marcada com antecedência, não é precisa mais levar uma foto, por que ela vai ser tirada na hora da emissão do documento, de forma digital.

Mas, você deve estar se perguntando, qual o valor a pagar ao GRU na hora de tirar o passaporte? Um passaporte comum cobra uma taxa no valor de R$89,71, devendo ser paga através de um boleto que será emitido depois do preenchimento de um cadastro online. Para mais informações e detalhes, você deve acessar o site da Polícia Federal e ver o que mais é preciso para tirar seu passaporte antes da viagem.

Como é de se imaginar, esse passaporte terá um prazo de validade. Ele é de cinco anos. Depois de vindo, você precisa fazer de novo um pedido, como da primeira vez, marcando uma entrevista na Polícia Federal, e comparecendo, novamente com seus documentos originais. E a validade para crianças menores de quatro anos vai de acordo com sua idade. Crianças de 0 a 1 ano de idade, terão seu passaporte vencido em 1 ano, crianças de 1 a 2 anos de idade, terão seu passaporte vencido em 2 anos, crianças de 2 a 3 anos de idade, terão seu passaporte vencido em 3 anos, crianças de 3 a 4 anos, terão seu passaporte vencido em 4 anos, e crianças com mais de 4 anos, terão seu passaporte vencido em 5 anos, já que esse é o prazo de validade máximo para qualquer pessoa. Portanto, para mais dúvidas de como tirar o passaporte, acesse o site da Polícia Federal, para tirar todas as sua dúvidas.