Dicas para você se preparar para os concursos públicos

como se preparar para concursos Como se preparar para concursos

Quem hoje não sonha em ter um emprego fixo e ficar bem longe da ameaça da demissão? A busca por estabilidade no emprego, bons salários e possibilidade de crescer na vida são sonhos comuns entre milhares de pessoas, e muitos dos brasileiros – mais de cinco milhões de pessoas – se inscrevem na forma hoje mais “fácil” de se conseguir bons salários, crescimento dentro do ramo, estabilidade e ficar mais distante da ameaça da demissão: concurso público.

O objetivo do concurso público é a escolha de trabalho técnico, cientifico ou artístico. Existe uma verdadeira indústria por trás de tudo isso, um mercado que movimenta 1 bilhão por ano, entre taxas de inscrições que vão, de 20 a 150 reais, e bancas examinadoras. Os cursos preparatórios para concursos e editoras que publicam apostilas faturam em média cerca de 150 milhões ao ano. Só no estado de São Paulo existem 35 cursos preparatórios para vestibulares concursos.

Como se preparar para os concursos públicos

Saber como se preparar para os concursos públicos é um dos grandes segredos para a aprovação em um concurso publico. Avalie os seus conhecimentos, suas capacidades nas matérias básicas, e assim você vai encontrar a melhor maneira de estudar, em casa ou em um curso preparatório.

Estudando em casa

Estudar em casa tem suas vantagens e desvantagens. Talvez a maior vantagem seja a economia, sem contar o conforto, contudo, é preciso muito cuidado com o material está sendo usado para estudo, pois ele deve ser bem atualizado. O melhor é comprar apostilas específicas para o concurso que vai prestar. Assim não se corre o risco de estudar o que não será preciso em tal concurso. Normalmente as apostilas vêm com o material de estudo, e muitos exercícios. Outra dica para quem quer estudar para concursos em casa é procurar um lugar silencioso no qual você se sinta confortável, organize o material, separando-o por assunto e matérias, assim você terá mais facilidade de entender o que está sendo pedido.

Estudando em curso preparatório

Se optar em fazer um curso preparatório para concurso, escolha uma escola reconhecida, de preferência escolas que deem cursos regulares, e não somente para determinado concurso. Normalmente os cursinhos oferecem dois tipos: por pacote e por matéria. Na primeira opção o aluno irá aprender todas as matérias do concurso em um pequeno espaço de tempo, já a outra opção é ideal para aqueles que já conhecem as matérias e querem se aprofundar ainda mais.

A todos que opinaram a esse meio de vida, ótimos estudos e boas provas!