Saber se o boleto bancário foi pago ou é falso

boleto pago Como Saber se um Boleto já foi Pago ou se é Falso

Devido ao grande número de pagamentos que realizamos frequentemente, sempre surge a dúvida de como saber se um boleto já foi pago ou se é falso, e neste artigo vamos falar deste assunto e lhe dar algumas dicas para se proteger e não pagar um boleto indevido, ou duas vezes. Para quem faz pagamentos pela internet, a comprovação de pagamento de um boleto é feita através de comprovante online de quitação do valor do boleto, e normalmente a compensação é mais rápida do que os boletos pagos em postos e agências.

Quando é pago pela internet o boleto entra na mesma hora no sistema de compensação do banco em que foi realizado o pagamento do mesmo, e isso agiliza bastante o tempo que o boleto será confirmado como pago. Quando você paga um boleto da rede bancária ou agência, fica a critério do sistema de compensação aplicado pela agência presencial, que normalmente é feito após o expediente bancário. Portanto essa é uma das grandes vantagens para quem efetua pagamentos de boletos online.

Sempre varia de banco para banco, mas o prazo para a compensação de um boleto é de 1 a 5 dias úteis. Este é o intervalo de tempo que os sistema bancários levam para autenticar o boleto, o pagamento, e repassar o valor para a conta do Cedente (empresa que emitiu o boleto bancário). Se este prazo ultrapassar 5 dias, você deve procurar a agência bancária e levar o boleto, para que possam verificar o que aconteceu para não ter havido a compensação.

Para saber se um boleto é falso é muito simples, basta verificar se o seu CPF e seu nome aparece no boleto, ou o serviço prestado que está sendo cobrado. Se você não reconhecer esses dados, basta não considerar a cobrança e não efetuar o pagamento. Mas ainda que você tenha pago um boleto indevido, tem como leva-lo ao banco e pedir a estorno do valor pago, e eles tem obrigação de realizar o procedimento.