Dicas para você se livrar das espinhas no rosto

como acabar com espinhas Como acabar com as espinhas no rosto

A adolescência é um período de dúvidas, de crescimento, de auto-conhecimento, mas é, principalmente, um período de lutas contra o próprio corpo. Os garotos estão criando pêlos e barbas, as garotas estão criando seios e curvas e começaram a menstruar, mas o maior monstro interior do adolescente está bem na superfície, na sua pele. São os cravos e as espinhas.

A última coisa que um adolescente pode desejar num período de tantas inseguranças e dúvidas é mais um motivo para se achar feio e estranho. Talvez nem todo mundo ligue como você liga, mas no espelho elas são monstros que se espalham pra todo lado, chamando atenção, vermelhos, cheios de pus e bizarramente enormes.

E essas espinhas podem aparecer pelos mais diversos motivos. Algumas pessoas devem seguir uma dieta rigorosa longe das comidas gordurosas, pode ser de família, pode ser por que você tem a pele oleosa, ou talvez essas inflamações possam ser algo mais do que um incômodo. O importante é ir a um dermatologista para seguir o tratamento para acabar com as espinhas específico para o seu tipo de pele, afinal, uma pele bonita e limpa não é só um sinal de beleza, mas de saúde.

Mas, enquanto você espera pelo dia que marcou a consulta com o dermatologista, já existem alguns tratamentos básicos e alguns passos para começar o seu tratamento contra as espinhas já. Você pode até não acreditar, mas os seus cabelos influenciam também na sua pele. Principalmente pra quem tem o cabelo caindo na cara.

Andar por aí com o cabelo sujo pode sujar também o seu rosto, entupindo os poros, o que causam as inflamações que se tornam espinhas, por tanto, algumas dicas importantes para acabar com as espinhas no rosto é: mantenha o cabelo sempre limpo e hidratado, bem como a sua pele, lavando o rosto regularmente com sabonete neutro e água corrente, deixando sua pele mais limpa e sem aquele brilho gorduroso.

E na hora da limpeza evite usar cremes ou outros produtos que possam conter óleo. Alguns produtos para cabelo são inimigos da sua zona T. Muita gente já encheu a testa de espinhas por usar alguns tipos de creme de pentear. O ideal também é usar protetor solar sem óleo quando for sair ao sol, pois o contato excessivo com os raios UV potencializa as espinhas, e o câncer de pele está aí, também.

Não existem provas concretas da ligação entre espinhas e chocolate. Tudo que existe são pessoas que comem chocolate e criam espinhas, e pessoas que comem chocolate e não criam espinhas. É tudo uma questão hormonal e de metabolismo. Mas evitar comidas gordurosas e tente comer mais frutas, verduras e legumes, além de fazer bem para o seu corpo, vão te deixar com uma aparência mais saudável, e as frutas e verduras fazem muito bem para manter a pele jovem e bonita, pois elas têm muitas vitaminas que são amigas da sua pele e ajudam a acabar com as espinhas no rosto.

Você pode utilizar produtos comerciais para ajudar na luta contra as espinhas. Os sabonetes que acabam com as espinhas como os da marca Asepxia podem te ajudar. O esfoliante, por exemplo, limpa a pele morta, evitando contaminações, enquanto que o extra-secante remove o excesso de oleosidade, e o adstringente faz o mesmo papel que uma solução adstringente, ele limpa profundamente a pele, tirando sujeiras que um sabonete comum não tira. E limpeza é a palavra-chave contra as espinhas.

Mas evite lavar o rosto continuamente, não que a limpeza faça mal, mais pelo contato que estimula a produção do “sebo”. O ideal é evitar sujar o rosto e ficar o tempo inteiro passando a mão no rosto. Isso vai evitar contaminações e o estímulo nas glândulas sebáceas que produzem o temido pus que enchem os cravos e espinhas.

Muito importante: Acne não tem cura. O melhor que pode acontecer é elas pararem de aparecer e só darem as caras de maneira esporádica. E caso sua acne seja algo mais grave (como a “acne vulgaris”, a chamada espinha carnal), procure um dermatologista, imediatamente para fazer um tratamento para acabar com as espinhas.