História, Origem e Curiosidades sobre o Carnaval

carnaval origem historia curiosidade Carnaval   Origem, História e Curiosidades

A Origem do Carnaval – O carnaval, propriamente dito, nasceu na Grécia entre o século VI e VII a.c.. Era uma festa que os gregos davam em agradecimento a chuva e a fertilidade do solo, rara no mediterrâneo de solo seco e pouco produtivo. Como toda boa festa da antiguidade, os romanos e gregos adicionaram bebedeira e muitas orgias na festa, que se tornou-se insuportável aos olhos da recém criada igreja católica. Depois de um tempo, é claro, a festa tomou um cunho religioso e a igreja católica aderiu a comemoração, não sem antes, é claro, banir o que eles consideravam ser atos pecaminosos: as festas e danças. Isso tornava o carnaval uma festa com “cultos oficiais”. E isso, claro, desvirtuou completamente a origem da festa, que, outrora, simbolizava a alegria e a conquista na colheita.

 
Em 1545, quando a igreja estabeleceu o Concílio de Trento, o carnaval se tornou, mais uma vez, uma festa popular. Mais ou menos no século XVIII, o carnaval aportou no Brasil junto dos europeus. Era bastante parecida com algumas tradições que ainda existem como desfiles com danças e pessoas mascaradas. Mas no século XIX é que o carnaval tomou a forma que tem hoje, com blocos carnavalescos com carros enfeitados e pessoas fantasiadas com fantasias mais próximas das que são utilizadas ultimamente.

Como já era de se esperar, a festa no Brasil tomou cunho cultural, recebendo fortes influências da cultura africana, indígena e, claro da européia. Cada região com suas devidas influências. O carnaval da Bahia fortemente ligado ao candomblé, o de Pernambuco ligado as tradições do Maracatu e do Frevo e o carnaval carioca ligado a tradição do samba, isso pra falar apenas dos carnavais mais famosos do Brasil.

Algumas curiosidades do Carnaval

A palavra Carnaval vem de “Carni vale”, do latim, que significa “adeus à carne”, ou “adeus ao corpo”, o que pode explicar a forte ligação religiosa da festa para as civilizações antigas.

A festa de carnaval é comemorada de várias maneiras pelo mundo. Em Portugal ela era comemorada como uma noite onde as pessoas saíam as ruas e trocavam enxurradas de ovos, farinha e penas de galinha. Na América do Norte, a tradicional Mardi Gras, o carnaval dos EUA, é um tipo de competição para ver quem consegue mais colares. Claro que a festa tomou seu cunho sexual: Algumas garotas mostram os seios por uma ou duas dúzias de colares, e a bebedeira é livre.

O Brasil tem mais influência do que se pensa nas festas pelo mundo inteiro.