Como usar a Calculadora do Cidadão

calculadora do cidadao Calculadora do Cidadão

Muita gente não sabe, mas é disponibilizada no site do Banco Central a Calculadora do Cidadão, que tem muitas funções e pode facilitar muito a sua vida. A principal função desta calculadora, é de auxiliar o cidadão a fazer cálculos que podem facilitar a sua vida e o seu dia a dia. O acesso a calculadora é gratuita e pode ser realizado a qualquer momento, através do site do Banco Central do Brasil.

A Calculadora do Cidadão está dividida em 4 tipos destintos, para ajudar a calcular assuntos definidos, confira abaixo:

  • Financiamento com prestações fixas – Usando esta modalidade da calculadora do cidadão, você pode conferir quanto foi cobrado de juros em um financiamento de veículo, apartamento ou empréstimo. Como quesito básico é preciso que o financiamento tenha o valor fixo de prestações.
  • Valor futuro de um capital – Neste tipo de cálculo, é possível ter previsão de juros futuros, ou de valor a receber em um investimento para o futuro. Por exemplo, caso você faça um deposito de 400 reais na poupança, e deseja saber em quantos meses terá R$ 500,00 na conta. Com a calcula você terá essa informação facilmente. É possível também saber quanto você precisa depositar mensalmente para juntar uma determinada quantia no futuro, tendo em vista a taxa de juros aplicada atualmente no investimento.
  • Aplicação com depósitos regulares –  Coloque o número de meses que pretende fazer depósitos regulares, o valor da taxa de juros de rendimento da aplicação e o valor do deposito que vai ser efetuado mensalmente. O resultado será o quanto você terá no final da aplicação.
  • Correção de valores – Calcule o valor a ser corrigido em alugueis, condomínios, ou contratos que devem ser corrigidos após uma determinada data pela taxa do IGP, INPC, IPCA e outros.

Já está disponível a nova versão da Calculadora do Cidadão, com dados atualizados e ainda mais precisos, para ter acesso a tudo isso acesse o endereço www.bcb.gov.br/?calculadora